Conheça Maringá

Maringá, a 3.ª maior cidade da região Sul do Brasil, pelo critério populacional, destaca-se pela qualidade de vida oferecida a seus moradores e por ser um importante entroncamento rodoviário regional. O município fez 71 anos em 2018. É uma cidade jovem, que foi inicialmente planejada para atingir 200 mil habitantes; entretanto ultrapassou esse número já no final da década de 1980.

No último Censo realizado (2010), a cidade totalizou mais de 350 mil habitantes, sendo a 63.ª mais populosa do Brasil e a 3.ª do estado do Paraná.

Estimativas mais recentes apontam que a cidade supera a marca dos 400 mil habitantes.

Foto: Vista da Av. Horácio Raccanello Filho. Hélcius Batista Pereira

Se desejar ter uma ideia de todos os indicadores socioeconômicos da cidade, consulte o IBGE CIDADES (PANORAMA MARINGÁ).

O que conhecer na cidade?

Imagem: Site da prefeitura de Maringá

A beleza da cidade de Maringá é apontada por todos aqueles que a visitam. Suas ruas largas e arborizadas e o contraste com o seu céu azul - a maior parte do ano - chamam a atenção dos visitantes.

A cidade tem alguns pontos turísticos e há inclusive um passeio de City Tour oferecido para os que passam pela cidade.

Há pontos interessantes para visitação próximos da UEM.

Foto: Parque do Ingá. Site da Prefeitura de Mariná

A Catedral está a 2,2 Km; o Mercadão, a 1 Km; o Parque do Ingá, a 2,1 Km. Outros são mais distantes: como o Parque do Japão (6,6 km).

Foto: Parque do Japão. Site da Prefeitura de Maringá

Por fim, uma atração "turística gastronômica" curiosa de Maringá é um sanduíche chamado "cachorrão". Ele foi declarado típico da cidade por lei municipal aprovada em 2017 - depois de muita polêmica - e não se confunde com um cachorro-quente simples. Várias lanchonetes da cidade oferecem esse prato em seus cardápios, além de outros lanches que fazem sucesso.

O que há no entorno da UEM, onde ocorrerá o 6º CIELLI?

O 6º CIELLI ocorrerá na UEM, que fica na Zona 7. No seu entorno, há boa estrutura de restaurantes, lanchonetes, farmácia e mercados.

A maior parte dos hotéis fica mais próxima do centro, que está a cerca de 2 km ou 3 km da Universidade. Pesquise aqui hotéis próximos da UEM.

Há dois grandes shopping centers na Av. São Paulo, quase vizinhos à região do 6º CIELLI . Da UEM até eles dá uma "caminhadazinha" de aproximadamente 2,2 km.

Como se deslocar na cidade?

Foto: Aeroporto. Site da Prefeitura de Maringá

A mobilidade de Maringá é bastante favorável ao visitante. A cidade é bem plana, o que favorece as caminhadas - sempre sob as sombras das copas das árvores nos dias de calor.

O sistema de transporte público coletivo também funciona relativamente bem, mas é preciso se antecipar e adquirir o passe com antecedência, já que, em geral, não é possível comprá-los dentro do ônibus.

A cidade também conta com rede de Táxi e de solicitação de veículos pelos aplicativos UBER e 99 - para solicitá-los estando na UEM, recomendamos caminhar até o Portão 1 (a 100 m do Bloco G34 da Letras), facilitando a sua localização pelo motorista.

Aos domingos, no Parque do Ingá, é possível alugar bicicletas e andar na avenida fechada ao redor do local ou ainda nas ciclovias da cidade.

A cidade oferece programação cultural a seus visitantes?

A cena cultural de Maringá é movimentada, envolvendo, em especial, os artistas locais e regionais. A Secretaria da Cultura (SEMUC) oferece gratuitamente espetáculos nos espaços culturais da cidade, nos projetos "Convite à Música", "Convite à Dança", "Convite ao Teatro", "Convite ao Cinema" e "Convite às Artes Visuais". A página da SEMUC no Facebook sempre divulga esses eventos.

Além disso, outros eventos chegam até a cidade. Um bom site para pesquisar essa programação é o Enjoy Maringá.

Na UEM, há dois museus que podem ser visitados: o MUSEU DA BACIA DO PARANÁ e o MUDI.

E o clima da cidade, como é?

Foto: Vista por do sol sobre o centro de Maringá. Hélcius Batista Pereira

Apesar de estar na região Sul do Brasil, Maringá fica no Noroeste do Paraná e é, por isso, uma cidade quente, a maior parte do tempo. Em especial, fora do período do inverno.

O 6º CIELLI ocorrerá em agosto, que é normalmente um pouco mais ameno, inclusive com possibilidade ocasional de frentes frias. Mas é normalmente quente. As temperaturas médias giram em torno de 25°.

Mas é aconselhável consultar a previsão do tempo dias antes. A chegada de alguma frente fria pode mudar esse cenário. Recomendamos, para tanto, o site do SIMEPAR.

Os sites abaixo podem ajudar o participante do evento que quiser conhecer mais os pontos turísticos da cidade:

Maringá Turística Maringá 360º Prefeitura de Maringá Maringá Histórica